1. Oficinas de Leitura e Escrita José Saramago, na Biblioteca Municipal do Barreiro (sempre às 18h):
- 26 de outubro – “Da Literatura aos Direitos Humanos”, professora Carla Marina Santos
- 8 de novembro – “A Música e as Palavras em Memorial do Convento”, professoras Fátima Correia e Ana Maria Lucas
- 15 de novembro – “ Os Franciscanos no Memorial”, professora Lina Soares
2. Conferências:
- 18 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro (18H)
conferencista Helena Carvalhão Buescu, sobre: O Ano da Morte de Ricardo Reis
- 25 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita (18H)
conferencista Luísa Ducla Soares, sobre “Saramago e a Literatura Infantil”
- 31 de Outubro, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense (18H)
Conferencista Teresa Cristina Cerdeira, sobre “José Saramago: o romance contra a ideologia”
- 16 de novembro, conferência de encerramento, no Auditório José Figueiredo, Moita (18H)
Conferencistas Maria Alzira Seixo e Sérgio Ribeiro (tema a definir)
3. Teatro:
- 2 de novembro, “A Maior Flor do Mundo”, CERCIMB, Auditório José de Figueiredo (14,30H)
- 23 de novembro, Que farei com este livro? (adaptação) pelo Clube de Teatro da ESSA, no Auditório da ESSAndré (21H)
- 23 e 24 de novembro, no Auditório José Figueiredo, Peça A Noite, pela Associação Vigilambulo Caolho (21,30H)
4. Cinema:
- 9,17 e 18 de novembro ( Lado B, Saramago, entrevista por Clara Ferreira Alves, José e Pilar) (hora e local a definir)
5. Sessões de contadores de histórias:
“A Maior Flor do Mundo”:
- 6 e 20 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita
-13 e 27 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro
- 21 novembro, na Biblioteca do Vale da Amoreira (10H) com a escola D. João I
6. Lançamento de livro:
- 16 de novembro, Pela Associação Cultural GrãoNauta, com trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos D. João I e Mouzinho da Silveira e Secundária da Baixa da Banheira (hora e local a definir)
7. Exposições:
- De 14 de setembro a 30 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Quinta Nova da Telha (na escola sede);
- De 15 a 26 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Moita (na escola sede);
- De 10 a 30 de novembro, “Os dias do Nobel”, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, horário de abertura: todos os dias úteis das 15h ÀS 18,30h
- 16 de novembro, no Auditório José de Figueiredo
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Mês Internacional das Bibliotecas
Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro para celebrar a importância das bibliotecas escolares... ".
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar.
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador:
Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro
Brevemente divulgaremos o programa de atividades para a nossa Biblioteca
Etiquetas:
Mês internacional das bibliotecas escolares
| Reacções: |
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Leitura Digital
Na 2º Feira, dia 8 de Outubro, a equipa da biblioteca propõe aos alunos do 1º ano a leitura de uma história digital .
Vamos ver, ouvir e contar a história à vossa maneira com a ajuda de desenhos feitos pelos alunos.
Vamos ver, ouvir e contar a história à vossa maneira com a ajuda de desenhos feitos pelos alunos.
Etiquetas:
Leitura Digital
| Reacções: |
A Receção ao novos alunos da escola na Biblioteca
Nos dias entre 24 de setembro a 1 de outubro a
bibtelha, recebeu os novos alunos na biblioteca, apresentando-lhes os espaços, atividades,
alguns desafios e regras de funcionamento.
Na passada 2ª feira, dia 1 de outubro, a
"turminha" do 1º ano, veio conhecer a nossa biblioteca acompanhada
pelos colegas do 4º ano, que os recebeu com declamações de poesias,
acompanhou-os numa visita guiada e os orientou na sua primeira requisição domiciliária
de livros.
Nós, equipa da biblioteca, gostámos
muito e esperamos que os alunos também.
Aguardamos os desenhos sobre esta
primeira visita à biblioteca.
Etiquetas:
Receção dos alunos do 1º ano
| Reacções: |
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Desafio nº 1- Monitor da BE
Queres
colaborar? Aprender? Ajudar?
Disponibilizas
45’ semanais no teu horário?
Contamos
Contigo!
A Coordenação da Biblioteca
Etiquetas:
Desafi,
nº1-O monitor da BE
| Reacções: |
A BE
A
Biblioteca
É um espaço de Partilha, Colaboração, Construção,
Aprendizagem e também de Lazer.
Na BE, podes ler, estudar, pesquisar, realizar, emprimir ou enviar por Email ou moodle os teus trabalhos,requisitar livros, ver filmes; podes ainda ter orientação na apresentação formal dos teus trabalhos, ver exposições de trabalhos realizados pelos alunos, ou participar em desafios, concursos propostos pela Be ou áreas curriculares. Resumindo, a BE, é um espaço de apoio à tua aprendizagem e ao teu progresso.
que...
Ao
Longo do ano letivo em equipa e articulação, desenvolve atividades, oferece
desafios, incentiva a tua
criatividade a tua vontade e o teu civismo.
Com...
alunos, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais, Comunidade
Educativa,
pretende,desenvolver um trabalho de parceria só assim possível.
Mas...
Para que consigamos alcançar o nosso objetivo é necessária a tua colaboração e para isso contamos contigo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)










