Email e Horário da BE/CRE

Portal -http://www.telha.net/telha/ Email -biblioteca@telha.net - Horário -das 09h.00 às 17h.00

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROJETO “OFICINA SARAMAGO” BARREIRO/MOITA

1. Oficinas de Leitura e Escrita José Saramago, na Biblioteca Municipal do Barreiro (sempre às 18h):
- 26 de outubro – “Da Literatura aos Direitos Humanos”, professora Carla Marina Santos
- 8 de novembro – “A Música e as Palavras em Memorial do Convento”, professoras Fátima Correia e Ana Maria Lucas
- 15 de novembro – “ Os Franciscanos no Memorial”, professora Lina Soares

2. Conferências:
- 18 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro (18H) conferencista Helena Carvalhão Buescu, sobre: O Ano da Morte de Ricardo Reis
- 25 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita (18H) conferencista Luísa Ducla Soares, sobre “Saramago e a Literatura Infantil”
- 31 de Outubro, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense (18H) Conferencista Teresa Cristina Cerdeira, sobre “José Saramago: o romance contra a ideologia”
- 16 de novembro, conferência de encerramento, no Auditório José Figueiredo, Moita (18H) Conferencistas Maria Alzira Seixo e Sérgio Ribeiro (tema a definir)

  3. Teatro:
- 2 de novembro, “A Maior Flor do Mundo”, CERCIMB, Auditório José de Figueiredo (14,30H)
- 23 de novembro, Que farei com este livro? (adaptação) pelo Clube de Teatro da ESSA, no Auditório da ESSAndré (21H)
- 23 e 24 de novembro, no Auditório José Figueiredo, Peça A Noite, pela Associação Vigilambulo Caolho (21,30H)

4. Cinema:
- 9,17 e 18 de novembro ( Lado B, Saramago, entrevista por Clara Ferreira Alves, José e Pilar) (hora e local a definir)

5. Sessões de contadores de histórias:

“A Maior Flor do Mundo”: - 6 e 20 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita
-13 e 27 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro
- 21 novembro, na Biblioteca do Vale da Amoreira (10H) com a escola D. João I

6. Lançamento de livro:
- 16 de novembro, Pela Associação Cultural GrãoNauta, com trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos D. João I e Mouzinho da Silveira e Secundária da Baixa da Banheira (hora e local a definir)

  7. Exposições: - De 14 de setembro a 30 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Quinta Nova da Telha (na escola sede);
- De 15 a 26 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Moita (na escola sede);
- De 10 a 30 de novembro, “Os dias do Nobel”, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, horário de abertura: todos os dias úteis das 15h ÀS 18,30h - 16 de novembro, no Auditório José de Figueiredo

OFICINA SARAMAGO

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro para celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar. Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro
Brevemente divulgaremos o programa de atividades para a nossa Biblioteca

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Leitura Digital

Na 2º Feira, dia 8 de Outubro, a equipa da biblioteca propõe aos alunos do 1º ano a leitura de uma história digital .

Vamos ver, ouvir e contar a história à vossa maneira com a ajuda de desenhos feitos pelos alunos.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Receção ao novos alunos da escola na Biblioteca


Nos dias entre 24 de setembro a 1 de outubro a bibtelha, recebeu os novos alunos na biblioteca, apresentando-lhes os espaços, atividades, alguns desafios e regras de funcionamento.

Na passada 2ª feira, dia 1 de outubro, a "turminha" do 1º ano, veio conhecer a nossa biblioteca acompanhada pelos colegas do 4º ano, que os recebeu com declamações de poesias, acompanhou-os numa visita guiada e os orientou na sua primeira requisição domiciliária de livros.

Nós, equipa da biblioteca, gostámos muito e esperamos que os alunos também.

Aguardamos os desenhos sobre esta primeira visita à biblioteca.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desafio nº 1- Monitor da BE


Queres colaborar? Aprender? Ajudar?
 
Disponibilizas 45’  semanais no teu horário?
 Então está atento ao desafio nº1 a decorrer na semana de 24 a 28 de Setembro na Biblioteca e inscreve-te para Aluno Monitor da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos.

 Participa no Desafio e inscreve-te na recepção da Biblioteca.

Contamos Contigo!   
                                                         
A Coordenação da Biblioteca

A BE


A Biblioteca

 É um espaço de Partilha, Colaboração, Construção, Aprendizagem e também de Lazer.
Na BE, podes ler, estudar, pesquisar, realizar, emprimir ou enviar por Email ou  moodle os teus trabalhos,requisitar livros, ver filmes; podes  ainda ter orientação na apresentação formal dos teus trabalhos, ver exposições de trabalhos realizados pelos alunos, ou participar em desafios, concursos propostos pela Be ou áreas curriculares. Resumindo, a BE, é um espaço de apoio à tua aprendizagem e ao teu progresso.
que...
Ao Longo do ano letivo em equipa e articulação, desenvolve atividades, oferece desafios, incentiva a tua criatividade a tua vontade e o teu civismo.
Com...
 
 alunos, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais, Comunidade Educativa,
pretende,desenvolver um trabalho de parceria só assim possível.
Mas...
Para que consigamos alcançar o nosso objetivo é necessária a tua colaboração e para isso contamos contigo!
Coordenação da Biblioteca da Escola Sede