Email e Horário da BE/CRE

Portal -http://www.telha.net/telha/ Email -biblioteca@telha.net - Horário -das 09h.00 às 17h.00

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares



 Hoje comemoramos este dia com a entrega de certificados aos melhores leitores do ano letivo  2011/20012 .



 E... integrado no projeto "Oficina Saramago" os alunos da turma 6º1 contaram aos alunos do  1ºciclo uma adaptação ( por eles realizada em Língua Portuguesa) da história "A Maior Flor do Mundo" com fantoches que  construiram  na disciplina de EVT no ano 2011/2012.



Outras Atividades vão surgir ao longo da semana!
 Está Atentoooooooooooo

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


"De acordo com o dicionário da Língua PortuguesacContemporânea, a palavra biblioteca significa colecção de livros possuídos por um particular ou destinados à leitura do público; colecção das obras literárias de um povo; estantes, sala ou edifício onde se encontram os livros arrumados."
Mas biblioteca é muito mais do que isso, biblioteca é  o local onde podemos encontrar um amigo, descobrir mais sobre temas que nos interessam ou, quem sabe, encontrar o ânimo para prosseguir a nossa vida. 
A Biblioteca é também um espaço de descoberta: descoberta de um livro que nos leva a aventuras inesperadas e nunca sonhadas; descoberta de um poema que nos diz tanto e respondeu aquele pensamento que bailava no nosso espírito desde “a semana passada”; descoberta de que afinal não estamos sós no mundo e de que há alguém que pensa como nós;
Descoberta ainda que a Biblioteca escolar não existe só para ter livros mas é também o espaço de pesquisa, de realização de trabalhos individuais e em grupo; que tem também Vídeos e DVDs; é ainda um espaço onde se podem encontrar CD Roms e melhor ainda, na Biblioteca escolar, também se podem encontrar exposições e ouvir conferências ou ainda ouvir um conto…
A Biblioteca Escolar é assim, nos dias de hoje, muito mais do que um mero depósito de livros, é a possibilidade de aprender de uma forma diferente, é partir à Aventura do desconhecido.


"Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro".

     Vem conhecer e usar a biblioteca da tua Escola!
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Diplomas Aos melhores Leitores


Porque ler é Maravilhoso, é aprender, conhecer, viajar. sonhar...
Porque é preciso incentivar à leitura!

Porque é necessário formar leitores!
 
 
Dia 22 de Outubro (dia internacional das bibliotecas escolares) pelas 10 horas na biblioteca da escola ,vão ser entregues, pela professora bibliotecária, certificados aos alunos que no ano  letivo 2011/2012 mais obras literárias requisitaram e leram. Destacando-se  os alunos:

Vera Rodrigues, 6º2
Marisa Torres, 6º6
Catarina Moreira, 7ºB
Inês Pacheco,7ºC
Ana Miriam,8ºC
David Vicente, 9ºB
 
Parabéns e o nosso Obrigado!
E continuação de boas e  leituras!
 
 
Destacamos ainda as turmas onde os alunos requisitaram mais livros

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROJETO “OFICINA SARAMAGO” BARREIRO/MOITA

1. Oficinas de Leitura e Escrita José Saramago, na Biblioteca Municipal do Barreiro (sempre às 18h):
- 26 de outubro – “Da Literatura aos Direitos Humanos”, professora Carla Marina Santos
- 8 de novembro – “A Música e as Palavras em Memorial do Convento”, professoras Fátima Correia e Ana Maria Lucas
- 15 de novembro – “ Os Franciscanos no Memorial”, professora Lina Soares

2. Conferências:
- 18 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro (18H) conferencista Helena Carvalhão Buescu, sobre: O Ano da Morte de Ricardo Reis
- 25 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita (18H) conferencista Luísa Ducla Soares, sobre “Saramago e a Literatura Infantil”
- 31 de Outubro, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense (18H) Conferencista Teresa Cristina Cerdeira, sobre “José Saramago: o romance contra a ideologia”
- 16 de novembro, conferência de encerramento, no Auditório José Figueiredo, Moita (18H) Conferencistas Maria Alzira Seixo e Sérgio Ribeiro (tema a definir)

  3. Teatro:
- 2 de novembro, “A Maior Flor do Mundo”, CERCIMB, Auditório José de Figueiredo (14,30H)
- 23 de novembro, Que farei com este livro? (adaptação) pelo Clube de Teatro da ESSA, no Auditório da ESSAndré (21H)
- 23 e 24 de novembro, no Auditório José Figueiredo, Peça A Noite, pela Associação Vigilambulo Caolho (21,30H)

4. Cinema:
- 9,17 e 18 de novembro ( Lado B, Saramago, entrevista por Clara Ferreira Alves, José e Pilar) (hora e local a definir)

5. Sessões de contadores de histórias:

“A Maior Flor do Mundo”: - 6 e 20 de outubro, na Biblioteca Municipal da Moita
-13 e 27 de outubro, na Biblioteca Municipal do Barreiro
- 21 novembro, na Biblioteca do Vale da Amoreira (10H) com a escola D. João I

6. Lançamento de livro:
- 16 de novembro, Pela Associação Cultural GrãoNauta, com trabalhos realizados pelos alunos dos Agrupamentos D. João I e Mouzinho da Silveira e Secundária da Baixa da Banheira (hora e local a definir)

  7. Exposições: - De 14 de setembro a 30 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Quinta Nova da Telha (na escola sede);
- De 15 a 26 de outubro, trabalhos de alunos do Agrupamento de escolas da Moita (na escola sede);
- De 10 a 30 de novembro, “Os dias do Nobel”, na Cooperativa Cultural Popular Barreirense, horário de abertura: todos os dias úteis das 15h ÀS 18,30h - 16 de novembro, no Auditório José de Figueiredo

OFICINA SARAMAGO

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro para celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar. Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro
Brevemente divulgaremos o programa de atividades para a nossa Biblioteca

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Leitura Digital

Na 2º Feira, dia 8 de Outubro, a equipa da biblioteca propõe aos alunos do 1º ano a leitura de uma história digital .

Vamos ver, ouvir e contar a história à vossa maneira com a ajuda de desenhos feitos pelos alunos.