Email e Horário da BE/CRE

Portal -http://www.telha.net/telha/ Email -biblioteca@telha.net - Horário -das 09h.00 às 17h.00

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Oficina Saramago" sessão de Enceramento Com Maria Alzira Seixo

Dia 23 de Novembro ocorreu no Fórum Cultural José Manuel Figeiredo, na Baixa da Banheira, a sessão de encerramento do projeto" Oficina Saramago", presenteada com a conferência da Professora Maria Alzira Seixo e o Jornalista Sérgio Ribeiro, o qual aqui destacamos com um pequeno fragmento da mesma.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vencedoras do Concurso "EMENTA SAUDÁVEL"

Vencedoras do concurso "Ementa saudável"
 
No âmbito da comemoração do dia da alimentação,16 de Outubro, o grupo da disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo desafiou os alunos para elaborarem ementas saudáveis, sendo as mesmas levadas a um concurso.
 
A ementa vencedora, da autoria das alunas do 6º 4 -
 
Ana Acates, Catarina Esteves e Sara Vicente.
 

Um dos objetivos deste concurso era a confeção da ementa vencedora no refeitório da escola, sendo a refeição gratuita para as alunas que a elaboraram.
Para que fosse possível esta ação, foi pedida autorização à DRELVT para alteração da ementa original e da data de confeção. Após o consentimento e aprovação da respetiva ementa, foi deliberado que no dia 30 de novembro, sexta-feira, será confecionada a referida ementa que acima mostramos:
O Grupo da disciplina de ciências e a professora bibliotecária felicita as alunas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A História do Halloween.....


"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da
Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C

Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa  “fim do verão” na língua celta).
Os Celtas, viveram há mais de 2000 anos atrás na área, que agora é a Irlanda, o Reino Unido, e do norte da França e comemoravam seu ano novo a 1 º de novembro.
Na noite de 31 de outubro  eles comemoravam o Samhain. Na altura  acreditava-se que os fantasmas dos mortos regressavam à Terra, que além de causar problemas  nas plantações, prejudicando-as, os celtas acreditavam também que a presença dos espíritos ajudava os druidas e sacerdotes, na previsões  sobre o futuro. Para uma civilização totalmente dependente das energias do mundo natural, estas profecias eram uma importante fonte de direção durante o longo e escuro inverno.
Para comemorar o evento, os druidas construíam enormes fogueiras sagradas, onde as pessoas se reuniam para queimar oferendas às devindades celtas. Durante a comemoração, os celtas usavam trajes, geralmente constituídos por cabeças de animais e peles, e durantes as cerimónias eles falavam sobre o futuro através de artes adivinhatórias. Quando a comemoração chegava ao fim, eles “reacendiam” seus corações com esperanças, e pediam à fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o próximo Inverno."
Saber mais em: http://pastorafranio.wordpress.com/2008/07/29/halloween-nao-e-brincadeira


Sugestões para comemorares o teu halloween, pesquisa em:



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conferência Saramago Por:Teresa Cristina Cerdeira


O Projeto “Oficina Saramago” está a chegar a o fim.
Um dos pontos altos deste projecto Saramago tem sido o Ciclo Internacional de Conferências, temos trazido ao Barreiro um conjunto importante de conferencistas - estudiosos da obra de Saramago. Todos se disponibilizaram de forma voluntária, acreditando no projecto e querendo nele participar, o que é, para todos nós, mais um motivo de orgulho pelo reconhecimento do nosso trabalho.

No dia 30 de outubro realizaremos a última conferência, deste ciclo a ter lugar no Barreiro,pelas 18.00h, desta vez e pela primeira vez na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.
A conferencista Teresa Cristina Cerdeira vem do Brasil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez o seu douturamento sobre a obra de José Saramago, era sua amiga e é a primeira investigadora com obra de reflexão sobre o autor, publicada pelas Edições D. Quixote.
Por tudo o que ficou expresso, para todos nós, na Cooperativa, seria um enorme prazer, neste dia, acolher o maior número de parceiros, nesta nossa/vossa casa.

Divulguem junto de amigos e de todos os que saibam gostar da obra de Saramago.
Obrigada/o, e até 3ª feira próxima.
A Cooperativa Cultural Popular Barreirense

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OUTONO-MAGUSTO e HALLOWEEN


Porque o Magusto está aì…
Observa os tons da natureza;
sente o cheiro do Outono
Ouve o som do vento e da chuva
 Saboreia o paladar da castanha  assada
Vive,Sente
E Descreve o que é para ti o sentir da estação do Outono

Outubro na Biblioteca

Imagens de algumas atividades na biblioteca durante o mês de Outubro

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares



 Hoje comemoramos este dia com a entrega de certificados aos melhores leitores do ano letivo  2011/20012 .



 E... integrado no projeto "Oficina Saramago" os alunos da turma 6º1 contaram aos alunos do  1ºciclo uma adaptação ( por eles realizada em Língua Portuguesa) da história "A Maior Flor do Mundo" com fantoches que  construiram  na disciplina de EVT no ano 2011/2012.



Outras Atividades vão surgir ao longo da semana!
 Está Atentoooooooooooo