Email e Horário da BE/CRE

Portal -http://www.telha.net/telha/ Email -biblioteca@telha.net - Horário -das 09h.00 às 17h.00

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Natal na Biblioteca -E xposição de àrvores de Natal



No âmbito da data comemorativa_ Natal, o departamento de línguas promoveu a actividade de criação de árvores de natal, recorrendo preferencialmente ao uso de matérias reutilizáveis. Um Desfio de criatividade envolvendo alunos e encarregados de educação.   

Na biblioteca os alunos puderam contar com o apoio na pesquisa, e no espaço para dar largas à imaginação na execução dos projectos. 

“Uma chuva de árvores de Natal Maravilhosa”
 
 
 
 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Apresentação Final do Projeto "Oficina Saramago"



Cilca no Link para acederes à visualização do power point. http://www.slideshare.net/asartesvisuais/projeto-apresentao-finaloficina-saramago

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Oficina Saramago" Encerramento Musical


"Oficina Saramago" sessão de Enceramento Com Maria Alzira Seixo

Dia 23 de Novembro ocorreu no Fórum Cultural José Manuel Figeiredo, na Baixa da Banheira, a sessão de encerramento do projeto" Oficina Saramago", presenteada com a conferência da Professora Maria Alzira Seixo e o Jornalista Sérgio Ribeiro, o qual aqui destacamos com um pequeno fragmento da mesma.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vencedoras do Concurso "EMENTA SAUDÁVEL"

Vencedoras do concurso "Ementa saudável"
 
No âmbito da comemoração do dia da alimentação,16 de Outubro, o grupo da disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo desafiou os alunos para elaborarem ementas saudáveis, sendo as mesmas levadas a um concurso.
 
A ementa vencedora, da autoria das alunas do 6º 4 -
 
Ana Acates, Catarina Esteves e Sara Vicente.
 

Um dos objetivos deste concurso era a confeção da ementa vencedora no refeitório da escola, sendo a refeição gratuita para as alunas que a elaboraram.
Para que fosse possível esta ação, foi pedida autorização à DRELVT para alteração da ementa original e da data de confeção. Após o consentimento e aprovação da respetiva ementa, foi deliberado que no dia 30 de novembro, sexta-feira, será confecionada a referida ementa que acima mostramos:
O Grupo da disciplina de ciências e a professora bibliotecária felicita as alunas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A História do Halloween.....


"A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da
Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C

Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa  “fim do verão” na língua celta).
Os Celtas, viveram há mais de 2000 anos atrás na área, que agora é a Irlanda, o Reino Unido, e do norte da França e comemoravam seu ano novo a 1 º de novembro.
Na noite de 31 de outubro  eles comemoravam o Samhain. Na altura  acreditava-se que os fantasmas dos mortos regressavam à Terra, que além de causar problemas  nas plantações, prejudicando-as, os celtas acreditavam também que a presença dos espíritos ajudava os druidas e sacerdotes, na previsões  sobre o futuro. Para uma civilização totalmente dependente das energias do mundo natural, estas profecias eram uma importante fonte de direção durante o longo e escuro inverno.
Para comemorar o evento, os druidas construíam enormes fogueiras sagradas, onde as pessoas se reuniam para queimar oferendas às devindades celtas. Durante a comemoração, os celtas usavam trajes, geralmente constituídos por cabeças de animais e peles, e durantes as cerimónias eles falavam sobre o futuro através de artes adivinhatórias. Quando a comemoração chegava ao fim, eles “reacendiam” seus corações com esperanças, e pediam à fogueira sagrada para ajudar a protegê-los durante o próximo Inverno."
Saber mais em: http://pastorafranio.wordpress.com/2008/07/29/halloween-nao-e-brincadeira


Sugestões para comemorares o teu halloween, pesquisa em:



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conferência Saramago Por:Teresa Cristina Cerdeira


O Projeto “Oficina Saramago” está a chegar a o fim.
Um dos pontos altos deste projecto Saramago tem sido o Ciclo Internacional de Conferências, temos trazido ao Barreiro um conjunto importante de conferencistas - estudiosos da obra de Saramago. Todos se disponibilizaram de forma voluntária, acreditando no projecto e querendo nele participar, o que é, para todos nós, mais um motivo de orgulho pelo reconhecimento do nosso trabalho.

No dia 30 de outubro realizaremos a última conferência, deste ciclo a ter lugar no Barreiro,pelas 18.00h, desta vez e pela primeira vez na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.
A conferencista Teresa Cristina Cerdeira vem do Brasil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez o seu douturamento sobre a obra de José Saramago, era sua amiga e é a primeira investigadora com obra de reflexão sobre o autor, publicada pelas Edições D. Quixote.
Por tudo o que ficou expresso, para todos nós, na Cooperativa, seria um enorme prazer, neste dia, acolher o maior número de parceiros, nesta nossa/vossa casa.

Divulguem junto de amigos e de todos os que saibam gostar da obra de Saramago.
Obrigada/o, e até 3ª feira próxima.
A Cooperativa Cultural Popular Barreirense